"A arquitetura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer." (John Ruskin).

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Arts & Crafts: Artes e Ofícios


Artes e Ofícios foi um movimento estético surgido da Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista. Em relação a cidade a arquitetura não mudou, sua forma, o estilo gótico e clássico pertenciam, a desilusão tomou conta nessa arquitetura que gerou a procura por um novo estilo de expressão.
Durou relativamente pouco tempo, mas influenciou o movimento Francês da art nouveau e é considerado por diversos historiadores como uma das raízes do modernismo no design gráfico, desenho industrial e arquitetura.
Segundo Tomás Maldonado, o Arts e Ofícios foi uma importante influência para o surgimento posterior da Bauhaus , que assim como os ingleses do século XIX, também acreditavam que o ensino e a produção do design deveria ser estruturado em pequenas comunidades de artesãos-artistas, sob a orientação de um ou mais mestres . A bauhaus desejou assim, uma produção de objetos feito por poucos, nos quais a assinatura do artesão tem um valor simbólico fundamental.

• A preocupação dos mentores deste movimento é o facto de os produtores da “era da máquina” serem movidos pela quantidade e não pela qualidade;
• O designer mais influente foi William Morris (1837 – 1896)• Morris formou a companhia Morris & Co que produzia uma grande variedade de produtos, tais como mobílias, vitrais, papel de parede, tecidos e cerâmica;
• Pretendia-se combinar a habilidade do artífice com a dos artistas;
• Morris acreditava que um bom design representava uma elevação e que contribuiria para uma sociedade mais feliz;
• Este movimento começou na Grã-Bretanha mas foi seguida no resto da Europa e E.U.A.




Papel de Parede “Alcachofra”, de John Henry Dearle (1897).
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Artichoke_wallpaper_Morris_and_Co_J_H_Dearle.jpg Acesso: março, 2010)

Papel de Parede (1871) – Guilda de S. Jorge
(Fonte: Google Imagens - Acesso: Março, 2010)

Interiores de Residências Artes e tapetes de artesanato.
(Fonte: Google Imagens - Acesso: Março, 2010)

Interiores artigos exclusivos de artesanatos
(Fonte: Google Imagens - Acesso: Março, 2010)

Casa do estilo Arts & Crafts, projetada por Charles Francis Annesley Voysey ( 1857-1941), obtém design vitoriano tardio , interiores claros expressando harmonia pela solidez da estrutura e pelos detalhes à mão como: trincos de janela, maçanetas e lareiras.
(Fonte: http://www.voysey.de/Perrycroft%20Thumbnails/Thumbnails.html. Acesso: Março, 2010)

Mobília gerada pelo movimento Artes e ofícios
(Fonte:
http://teoriadodesign.files.wordpress.com/2009/11/099b-arts-and-crafts-furniture-q75-331x500.jpg - Acesso: Março, 2010)

Um comentário:

  1. Comentar melhor fotos deste post. Não ficou claro se as ambientações são inspiradas no Artes & Ofícios ou se são mesmo da época.

    ResponderExcluir