"A arquitetura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer." (John Ruskin).

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Bauhaus

Fundada a partir de um manifesto de Walter Gropius, em 12 de abril de 1919, a Bauhaus tem suas origens na fusão entre a Academia de Artes e a Escola de Artes e Ofícios da Alemanha. Impulsionados pelo novo quadro econômico enfrentado pelo país no pós-guerra, seus fundadores buscavam o fim da separação entre artistas e artesãos.
Para CARMEL-ARTHUR (pg.20, 2001), “a bauhaus não era uma instituição com um programa claro – Ela era uma idéia”.
Seu pioneirismo em estabelecer um novo conceito pedagógico - que defendia a modernização radical da vida em bases racionalistas - foi revolucionário na época.
Segundo CARMEL-ARTHUR (pg. 12, 2001), “a nova estrutura da percepção baseia-se nos elementos constituintes do registro visual: Ponto, Linha, Extensão, Posição, Direção”.
Entre seus docentes, estavam os principais artistas do período, como Wassily Kandinsky, Paul Klee, Johannes Itten e László Moholy-Nagy, além de grandes nomes da arquitetura, como Walter Gropius (principal idealizador) e Ludwig Mies van der Rohe.
Em seus quatorze anos de existência, a Escola de Bauhaus passou por três etapas diferentes: a fase expressionista (1919 - 1927) em Weimar, sob a direção de Walter Gropius, a fase do formalismo construtivista (1927 - 1929) com Hannes Meyer em Dessau e, finalmente, a fase do racionalismo radical com ênfase na produção arquitetônica (1929 - 1933), sob a direção de Mies van der Rohe, parte em Dessau e parte em Berlim.


(Fonte: http://www.thebreman.org/exhibitions/online/1000kids/Bauhaus.JPG)

Encerrando suas atividades em 1933, em decorrência de mudanças sociopolíticas na Alemanha, a Bauhaus ainda segue orientando o pensamento das novas gerações de designers, em várias partes do mundo. Professores da Bauhaus foram acolhidos principalmente em instituições dos Estados Unidos, como Gropius e Breuer, que lecionam arquitetura em Harvard, e Mies van der Rohe, que dá aulas em Chicago. Em 1937, Lászlo Moholy-Nagy fundou a New Bauhaus, também em Chicago.As filosofias da Bauhaus representaram o supra-sumo do modernismo. Sua influência funcionalista chegou ao Brasil principalmente através de seu ex-aluno Max Bill, primeiro diretor da Escola de Ulm, uma das principais referências dos pioneiros no design brasileiro.

(Fonte: http://www.esfcastro.pt:8079/users/franciscosilva/Bauhaus.jpg)

Características fundamentais:
- Relação íntima entre arquitectura e urbanismo;
- Corte radical com o passado: abolição da forma natural, eliminando tudo aquilo que se oponha à arte pura;
- Simplificação dos volumes, geometrização das formas: predomínio das linhas rectas, sólidos geométricos;
- Paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo-se a decoração e realçando-se a estrutura do edifício;
- Coberturas planas, geralmente transformadas em terraços;
- Amplas janelas, em fita, ou fachadas-cortina em vidro;
- Elevação do edifício sobre pilares (pilotis), dando a ideia de estar suspenso;
- Utilização de novos materiais, pré-fabricados: aço, betão, vidro;
- Renovação do espaço – casa prática e funcional; abertura de espaços interiores
é a planta livre;
- Interligação com as artes ditas menores, ou aplicadas: escultura, cerâmica, tecelagem, metalurgia, marcenaria;
- Nascimento do design industrial.
(Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWwY1kU8XcB8Ql_UUEktRKaNH18OYcVZFiZlAwXYFBIKCP28zdMLanerek0B75DMD5pYPKKRuV-As4Ou__gJq9C7yGEWvg3Pu7kbTkizrOeHQg9iUQIuUxXPaNZub8yBdPLubbm4suhVyP/s400/Peter_Keler_Bauhaus-Cradle_vtg.jpg)


REFERENCIAS:

CARMEL-ARTHUR, Judith. Bauhaus. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. 80 p.
Design Brasil. Bauhaus, Escola de. Disponível em: < idlayout="10&id=">. Acesso em: 29 mar. 2010.

ESFCASTRO. A arquitetura moderna na 1ª metade do século XX: Da Bauhaus ao funcionalismo racionalista e ao organicismo. Disponível em: < http://www.esfcastro.pt:8079/users/franciscosilva/Arquitecturafuncionalista.html>. Acesso em: 29 mar. 2010.

Um comentário: