O neoclassicismo é um movimento cultural do fim do século XVI.
(Fonte: Google Imagens - Acesso: Março de 2010)
Alguns teóricos que difundiram o Neoclassicismo foram:
· Blondel, Soufflot e Pierre Constant, na França;
· Juan Villanueva, na Espanha;
· Schinkel, F. Gilly e Von Klenze na Alemanhã e Thomas Jefferson, nos Estados Unidos.
E alguns dos edificios que se destacaram nesse período são o Capitólio de Washington, o Monumento a Lincoln, a Universidade de Virginia, o Monticello, entre outros.
(Fonte: Google Imagens - Acesso em: Março de 2010)
Neclassicismo no Brasil:
Na primeira metade do século XIX, houve o desenvolvimento do estilo neoclássico no Brasil, com a assimilação de suas variações como o estilo Diretório, Império, Adam, Sheraton, Hepplewhite, Regência, Biedermeier e Thonet; que deram origem a interpretações e produções próprias como o estilo Sheraton Brasileiro, o D. João VI e o Beranger e estilo D. Maria I.
(Fonte: Mariely de Mello. Fevereiro de 2010)
Quando andamos por qualquer cidade, Chapecó, Bahia, Mato Grosso ou Natal. Quando olhamos a nossa volta percebemos a quantidade de edificações que tentam seguir estilos, que dizem ter estilos na verdade. Estilos são misturados de todo jeito e forma que se pode imaginar. Possui elementos neoclássicos, como esse detalhe na sacada, mas que não estão bem utilizados.
(Fonte: Safira Gatto e Mariely de Mello - Fevereiro de 2010)
Nesta imagem nota-se um elemento neoclássico, conhecido como o frontão. Este é o que se vê por ai, de diversas maneiras, em variadas construções, tornando o mesmo "clássico". Mas é certo que não é somente com esse elemento na imagem, que classificamos essa residência como neoclássicas concordam?
(Fonte: Safira Gatto e Mariely de Mello - Fevereiro de 2010)
Mais um exemplo de características deste movimento, as colunas. Mas como percebemos elas não estão bem empregadas nesta residência,e ainda não tem o fiel detalhamento de uma coluna definida como clássica.
(Fonte: Safira Gatto e Mariely de Mello - Fevereiro de 2010)
Residência chapecoense que observa se o uso de frontão para delimitar a entrada e ainda com colunas no muro. Tentativa de um conceito, mas que acaba se misturando com os materiais usados.
Relacionar o emprego contemporâneo de elementos clássicos ao Pós-modernismo historicista, mostrado em sala no exemplo da Piazza d'Itália de Charles Moore.
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