"A arquitetura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer." (John Ruskin).

segunda-feira, 29 de março de 2010

Neoclassicismo


(Fonte: Google Imagens - Acesso em: Março de 2010)

O que é o Neoclassicismo?

O neoclassicismo é um movimento cultural do fim do século XVI.
Este movimento está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental em reação ao estilo Barroco. No entanto, o Neoclassicismo propõe a discussão dos valores clássicos, em contraposição ao Classicismo renascentista, que apenas replicava os princípios antigos sem críticas aprofundadas. A concepção de um ideal de beleza eterno e imutável não se sustenta mais. Para os neoclassicistas, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna sob a influência do arquiteto Palladio (palladianismo), e estendeu-se para o resto dos países europeus, chegando ao apogeu em 1830. Inspirado nas formas greco-romanas renunciou às formas do barroco (que não tinha tido grande repercussão na França e na Inglaterra) revivendo os princípios estéticos da antiguidade clássica.

As principais características do Neoclassicismo são:
• Harmonia do colorido nas pinturas e exatidão nos contornos.
• Restauração da arte greco-romana.
• Formas regulares, geométricas e simétricas.
• Materiais nobres, como pedra, tilojo, granito.
• Plantas com formas quadradas, retangulares ou centralizadas.
• Uso de linhas volumétricas horizontais, sendo as verticais secundárias.
• Efeitos pitorescos.
• Uso de cúpulas.
• Uso de abóbodas de berço.
• Frontões retangulares.
• Pórticos colunados.
• Entablamentos direitos.
• Decoração de caráter estrutural.


(Fonte: Google Imagens - Acesso: Março de 2010)

Alguns teóricos que difundiram o Neoclassicismo foram:

· Blondel, Soufflot e Pierre Constant, na França;
· Juan Villanueva, na Espanha;
·
Schinkel, F. Gilly e Von Klenze na Alemanhã e Thomas Jefferson, nos Estados Unidos.
E alguns dos edificios que se destacaram nesse período são o Capitólio de Washington, o Monumento a Lincoln, a Universidade de Virginia, o Monticello, entre outros.

(Fonte: Google Imagens - Acesso em: Março de 2010)


Neclassicismo no Brasil:

Na primeira metade do século XIX, houve o desenvolvimento do estilo neoclássico no Brasil, com a assimilação de suas variações como o estilo Diretório, Império, Adam, Sheraton, Hepplewhite, Regência, Biedermeier e Thonet; que deram origem a interpretações e produções próprias como o estilo Sheraton Brasileiro, o D. João VI e o Beranger e estilo D. Maria I.


(Fonte: Mariely de Mello. Fevereiro de 2010)

Quando andamos por qualquer cidade, Chapecó, Bahia, Mato Grosso ou Natal. Quando olhamos a nossa volta percebemos a quantidade de edificações que tentam seguir estilos, que dizem ter estilos na verdade. Estilos são misturados de todo jeito e forma que se pode imaginar. Possui elementos neoclássicos, como esse detalhe na sacada, mas que não estão bem utilizados.

(Fonte: Safira Gatto e Mariely de Mello - Fevereiro de 2010)

Nesta imagem nota-se um elemento neoclássico, conhecido como o frontão. Este é o que se vê por ai, de diversas maneiras, em variadas construções, tornando o mesmo "clássico". Mas é certo que não é somente com esse elemento na imagem, que classificamos essa residência como neoclássicas concordam?


(Fonte: Safira Gatto e Mariely de Mello - Fevereiro de 2010)

Mais um exemplo de características deste movimento, as colunas. Mas como percebemos elas não estão bem empregadas nesta residência,e ainda não tem o fiel detalhamento de uma coluna definida como clássica.

(Fonte: Safira Gatto e Mariely de Mello - Fevereiro de 2010)

Residência chapecoense que observa se o uso de frontão para delimitar a entrada e ainda com colunas no muro. Tentativa de um conceito, mas que acaba se misturando com os materiais usados.

Um comentário:

  1. Relacionar o emprego contemporâneo de elementos clássicos ao Pós-modernismo historicista, mostrado em sala no exemplo da Piazza d'Itália de Charles Moore.

    ResponderExcluir