"A arquitetura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer." (John Ruskin).

segunda-feira, 29 de março de 2010

Arquitetura do Ferro

O século XIX vai viver um grande desenvolvimento científico e industrial. Essas mudanças vão transformar as estruturas econômicas e sociais de toda a Europa e influenciar o mundo todo. Uma das mais promissoras inovações foi o domínio da técnica de se utilizar o ferro. Esse metal permitiu grandes avanços na arquitetura. Foi aos poucos se estabelecendo até tomar por completo os espaços. Casas, prédios públicos, pontes e mobiliários urbanos.
O ferro aliado às novas técnicas de engenharia produzindo sistemas em treliça leves e resistentes, permitiu criar estruturas cada vez maiores e mais ousadas, como longas pontes com grandes vãos-livres (espaços entre os pontos de apoio, ou pilares) e grandes cúpulas. Algumas obras que se destacam:


Palácio de Cristal - Londres
(Fonte: Google Imagens, Acesso: Março, 2010)

Ponte Dom Luís
(Fonte: Google Imagens, Acesso: Março, 2010)

(Fonte: Fernando Luís Naibo)

(Fonte: Fernando Luís Naibo)

A Torre Eiffel, edifício mais alto de Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo: milhões de pessoas sobem na torre a cada ano. Nomeada após seu projetista, o engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
A torre possui 324m de altura
. Chegou a ser a estrutura mais alta do mundo desde a sua conclusão até 1930, quando perdeu o posto para o Chrysler Building, em Nova York, EUA.
Hoje os metais mais usados na arquitetura são o aço e o alumínio. Este dá forma a esquadrias, coberturas e fachadas, não sendo utilizado como elemento estrutural em função de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentação. Já o aço, além de esquadrias em geral, pode estar presente também na estrutura, seja na forma de vergalhões (o esqueleto do concreto armado) ou como colunas, pilares e vigas que podem ou não ser combinadas com alvenaria ou concreto.

Um comentário:

  1. Como é hoje o emprego do metal? Esta associado a que materiais? Pesquisar arquitetos como Calatrava e relacionar sua pesquisa àquela iniciada pelos engenheiros da Arquitetura do Ferro.

    ResponderExcluir