Biblioteca Pública (1983), San Juan Capistrano, Michael Graves.
Graves tem habilidades de combinar formas, repertório pós - moderno à base de fragmentos da arquitetura clássica, organismo claro e unitário. Também interpreta os mecanismos das vanguardas artísticas do princípio do século.
O classicismo desenvolvido pelos arquitetos norte-americanos é mais populista. De qualquer forma entre todos os arquitetos europeus e norte-americanos que tentaram recriar esse classicismo pós-moderno o único que soube criar uma linguagem própria e qualitativamente nova foi Michael Graves, que mostrou uma via de saída a partir de uma combinação hedonística e artística de elementos clássicos heterogêneos. Nessa arquitetura historicista não é tão importante a própria linguagem mais sim a decidida recuperação dos critérios compositivos tradicionais: simetria, centralidade, etc.
O classicismo desenvolvido pelos arquitetos norte-americanos é mais populista. De qualquer forma entre todos os arquitetos europeus e norte-americanos que tentaram recriar esse classicismo pós-moderno o único que soube criar uma linguagem própria e qualitativamente nova foi Michael Graves, que mostrou uma via de saída a partir de uma combinação hedonística e artística de elementos clássicos heterogêneos. Nessa arquitetura historicista não é tão importante a própria linguagem mais sim a decidida recuperação dos critérios compositivos tradicionais: simetria, centralidade, etc.
(Fonte: www.princetonol.com/patron/mgraves.html)
A Biblioteca Pública (1980-1984),enfatizaram sutil classicismo de colunatas espessas, frontões, pavilhões, átrios (um espaço cercado de um edifício), chaminés, pérgolas e volumes cilíndricos.
Em sua obra não abandona a tendência à metodológica abstração combinatória, existem tanto ressonâncias do neoclassicismo de arquitetos proto-industriais como Ledoux e Boulée.
A grande capacidade para a pintura permite também a Graves eleger cuidadosamente as cores para alguns edifícios de forte valor cromático. A cor serve para identificar, articular e vitalizar todos os elementos e partes do edifício dentro de um conjunto
Gostei da relação pesquisada : "Em sua obra não abandona a tendência à metodológica abstração combinatória, existem tanto ressonâncias do neoclassicismo de arquitetos proto-industriais como Ledoux e Boulée". Quem sabe trazer alguma imagem desses arquitetos da arquitetura parlante nos permitira uma melhor comparação?
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