"A arquitetura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer." (John Ruskin).

terça-feira, 27 de abril de 2010

Cubismo!

O marco inicial do Cubismo ocorreu em Paris, em 1907, com a tela Les Demoiselles d''Avignon, pintura de Pablo Picasso. O artista espanhol retratou a nudez feminina de uma forma inusitada, onde as formas reais da mulher, naturalmente arredondadas, deram espaço a figuras geométricas perfeitamente trabalhadas. Tanto nas obras de Picasso, quanto nas pinturas de outros artistas que seguiram o movimento cubista, essa tendência tornou se evidencia. Um exemplo é o pintor, o ex-fauvista francês – Georges Braque.

A vanguarda cubista foi um movimento artístico que surgiu no século XX e foi considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo. Resumindo o movimento cubista trazia formas geométricas para uma superfície plana, com o predomínio de linhas retas. Não representa totalmente a forma em si,mas faz com que o observador perceba todos os plano e volumes,descobrindo uma 4 dimensão. Esse movimento seguia uma tendência de provocação.
O cubismo acaba recusando a idéia de arte como imitação da natureza,deixando de lado a perspectiva e a modelagem.Também pode se dizer que inspira se na arte africana, máscaras, fotografias e objetos. Alguns críticos chamam atenção para o débito do movimento em relação a Henri Rousseau, um dos primeiros a subverter as técnicas tradicionais de representação: perspectiva, relevo e relações tonais.

Principais características:

· Geometrização das formas e volumes
· Renúncia à perspectiva
· O claro-escuro perde sua função
· Representação do volume colorido sobre superfícies planas
· Sensação de pintura escultórica
· Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Historicamente o Cubismo se difícil em três fases:
· Primitivo: transformar aspectos da natureza em formas geométricas;
· Analítico: decomposição das figuras, preocupação predominante com as pesquisas estruturais, por meio da decomposição de objetos e forte tendência ao mono cromatismo.
· Sintético: colagem; As cores se acentuam e a ênfase dos experimentos e colocada sobre a recomposição dos objetos. Recortes de jornais, pedaços de madeira, cartas de baralho entre outros são colocados as superfícies das telas, assim surgindo à famosa colagem- uso de cores variadas conforme a fase.

O nome do espanhol Juan Gris liga-se a essa última fase e o uso do papel-colado tornam-se parte fundamental de seu método. Outros pintores como Fernand Léger, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Albert Gleizes, Jean Metzinger, Roger de la Fresnaye se associam ao movimento.
O ano de 1914 remete ao fim da colaboração entre Picasso e Braque.
O cubismo pode ser considerado uma das principais fontes da arte abstrata e suas pesquisas encontram adeptos no mundo todo.

O cubismo teve influencia na França, Europa, EUA, Portugal e no Brasil. Neste somente após a Semana de Arte Moderna de 1922. Mas não se encontra artistas com características exclusivamente cubistas no Brasil. influências do cubismo podem ser observadas em parte dos artistas reunidos no modernismo de 1922, (na famosa semana de 22) em alguns trabalhos de Vicente do Re O fim do movimento cubista deve-se à eclosão da Primeira Guerra Mundial, em agosto de 1914. Não obstante, pelas suas características abstratas, foi bastante adaptável, inspirando movimentos como o futurismo, o orfismo, o purismo e o vorticismo.

Alguns nomes que se destacam no Cubismo em esculturas:

Brancusi, Gonzalez, Archipenko, Lipchitz, Duchamp-Villon e Henri Laurens,que desenvolveu-se separadamente da pintura, apesar do intercâmbio inicial de idéias-chave. Entre os escultores, Duchamp-Villon, merece ser citado. É considerado um dos primeiros escultores cubistas e realizou uma tentativa de conceituação da escultura cubista, relacionando-a arquitetura. A peça em bronze "O Cavalo", com seu efeito dinâmico, é um bom exemplo de sua obra.


NOSSO OBJETO CUBISTA



Objeto: painel inspirado no movimento cubista usa das cores no fundo e madeira no volume, tornando certa coerência, entre arte e arquitetura. Com a madeira cortada em quadrados de dois tamanhos, formamos um violão, aplicado sobre um painel plano.
Com essa maneira de aplicar a madeira ao painel, deixamos claro o que este movimento questionava. Que era descobrir uma quarta dimensão sobre uma tela plana.
Aplicado nas dependências do bloco M, da Universidade, queremos delimitar o espaço, tentando prender o olhar das pessoas, não que apenas passem por aqueles corredores com paredes brancas, sem um fundamento.
O painel foi confeccionado pelo grupo, pois trata- se de um elemento que serve tanto para apreciação.Foi feita uma espécie de 3D da obra, seus retângulos irregulares se elevaram, seguindo a mesma lógica da tela, formando um violão com esses retângulos de madeira, que foi inspirado nos acontecimentos da época do movimento.
Materiais usados: placas de madeira, chapa PVC, plotagem adesiva, cola, super bonder, tesoura, estilete e algumas tentativas de materiais que não deram certo.

A confecção do mesmo:




FONTES:
www.historiadaarte.com.br
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm

6 comentários:

  1. OI, gostaria de complementar o texto com a influência do Cubismo na Arquitetura.


    O cubismo na Arquitetura ganhou esse nome porque retratava na estrutura das figuras humanas e de objetos, formas geométricas, como cubos e cilindros. Seus principais focos de resistência foram as artes decorativas na arquitetura do século XX.
    O cubismo rompeu com várias características da arquitetura renascentista, com a continuidade espacial, com a aproximação do interior e exterior e com a associação espaço-tempo. Inovou e radicalizou uma forma de expressão arquitetônica. A influência cubista contribuiu imensamente para a evolução da arquitetura mundial.

    ResponderExcluir
  2. Muito criativo..
    varios objetos musicais foram retratados em quadros né!
    ficavam meio subentendidos, mas estavam la, à sua maneira!

    Samara!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito boa a forma como vocês representaram o movimento cubista. Acredito ser bem visível mesmo para quem não faz arquitetura, que este objeto pertence ao cubismo, tanto pelas formas geométricas decompostas, quanto pelas cores, que a mim lembram muito as pinturas de Picasso.

    A utilização de plotagem adesiva foi uma alternativa interessante para representar as colagens que eram feitas nesse período. Porém poderiam ter-se usado mais da abstração na montagem dessas e não dessa regularidade.

    Se os artistas daquela época tivessem esses recursos tecnológicos que temos atualmente como será que teriam se aproveitado deles??

    Por: Kellyn

    ResponderExcluir
  4. Os artistas apostaram na simultaneidade de visualizações permitidas a partir da análise de um objeto, isto é, o mesmo poderia ser visto sob vários ângulos, embora sua totalidade pudesse ser inteiramente preservada.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Deve-se acrescentar ainda a antecipação da arte objeto, uso de novos materiais e a reciclagem dos chamados objetos do cotidiano, de que são exemplos as ‘esculturas’ (bandolins, guitarras, etc.) construídas por Picasso por volta de 1911 e 12.

    Natalia

    ResponderExcluir