Do ponto de vista das artes plásticas, usando uma acepção mais ampla da palavra, toda a arte abstrata geométrica do período (décadas de 1920, 30 e 40) pode ser grosseiramente chamada de construtivista (o que inclui as experiências artísticas na Bauhaus, o Neoplasticismo e outros movimentos similares). No teatro, um de seus principais nomes foi o diretor teatral Meierhold, no cinema o grande nome foi Einstein, com suas teorias sobre a montagem cinematográfica.
1- Condições políticas
A Rússia passava por um período de construção do socialismo, onde a concepção técnica romântica dá lugar a uma consciência moderada de luta para transformar uma economia rural em um organismo industrial moderno. A realidade apresentava uma industria de construção primitiva e atrasada. Grandes mudanças também ocorreram na estrutura social dos assentamentos urbanos, permitindo uma distribuição mais justa. Os principais problemas de infraestrutura eram: a carência de materiais construtivos, a falta de fundos, a escassez de moradias e o colapso das economias municipais.
(Cartaz de A. N. Samokhvalov 1924)
2 – Arquitetura
Os projetos assumiam a perspectiva de uma nova sociedade socialista em evolução, com inspiração derivada do fervor revolucionário das massas trabalhadoras. Algumas propostas somente seriam realizadas 50 anos depois de concebidas. Prevalecia a urgência de coletivização, unidas à demandas marxistas de reordenação de todo modo de vida, e estabelecendo uma nova ordem social, cuja busca estética era entusiasmada por uma nova expressão artística. Nos projetos, os arquitetos desejavam desenvolver o "maior" para fazer frente a uma nova sociedade, a um novo jogo de lingüístico na expressão artística. A nova imagem sintetizava formas e significados ideológicos específicos da nova linguagem.
A tarefa artística prioritária era trabalhar uma forma condensada que expressasse as mudanças sociais com a criação de novas metáforas e símbolos que fossem compreendidos por todos. Seu impacto acabou por determinar a forma da arquitetura soviética nos anos seguintes. A arquitetura se fez um importante elemento comunicativa, uma forma de arte e agitação popula. Apesar de muitos projetos não terem saído do papel, incentivaram muito do que foi produzido pela arquitetura na época. Os objetivos mais específicos da arquitetura enauqnto veiculo de transformação da terra era a regulação das estruturas dos assentamentos humanos, a reconstrução de um estilo de vida e educação melhor para todos os individuos, num papel direto com a sociedade. Seu caráter heróico recorria a formas urbanas tradicionais da arquitetura. Foram feitas a nacionalização da terra, a expropriação dos grandes edifícios, uma planificação da economia, acarretando a aparição de nova atitude ligada ao uso dos edifícios.
Torre Terceira Internaciona - Russia (project)V. E. Tatlin.
Beat the Whites with the Red Wedge by El Lissitzky
Valentina-Kulagina-1930
Poster de uma exposição. Fotomontagem de Lissitzky
Fonte: http://tipografos.net/designers/lissitzky.html
REFERÊNCIAS
http://www.territorios.org/teoria/H_C_construtivismo.html
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/liubov_popova.html
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