"A arquitetura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer." (John Ruskin).

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Construtivismo Russo

O Construtivismo Russo foi um movimento estético-político iniciado na Rússia a partir de 1919, como parte do contexto dos movimentos de vanguarda no país, de forte influência na arquitetura e na arte ocidental. O lema dos construtivistas russos da segunda década do século 20 era “aportar algo novo à nova vida”, no afã revolucionário de mudança de costumes e valores estéticos. Ele negava uma "arte pura" e procurava abolir a idéia de que a arte é um elemento especial da criação humana, separada do mundo cotidiano. A arte, inspirada pelas novas conquistas do novo Estado Operário, deveria se inspirar nas novas perspectivas abertas pela máquina e pela industrialização servindo a objetivos sociais e a construção de um mundo socialista. O construtivismo como movimento ativo durou até 1934, tanto na União Soviética como na República de Weimar, as suas proposições inovadoras influenciam fortemente toda a arte moderna. A partir do Congresso dos Escritores de 1934 a única forma de arte admitida na URSS seria o Realismo socialista seriam consideradas formalistas, e todas as outras tendências artísticas durante o Stalinismo. Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O Construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas européias do início do Século XX. São considerados manifestações influenciadas pelo Construtivismo o De Stijl, as Bauhaus, o Suprematismo, assim como grande parte da vanguarda Russa).
Do ponto de vista das artes plásticas, usando uma acepção mais ampla da palavra, toda a arte abstrata geométrica do período (décadas de 1920, 30 e 40) pode ser grosseiramente chamada de construtivista (o que inclui as experiências artísticas na Bauhaus, o Neoplasticismo
e outros movimentos similares). No teatro, um de seus principais nomes foi o diretor teatral Meierhold, no cinema o grande nome foi Einstein, com suas teorias sobre a montagem cinematográfica.

1- Condições políticas

A Rússia passava por um período de construção do socialismo, onde a concepção técnica romântica dá lugar a uma consciência moderada de luta para transformar uma economia rural em um organismo industrial moderno. A realidade apresentava uma industria de construção primitiva e atrasada. Grandes mudanças também ocorreram na estrutura social dos assentamentos urbanos, permitindo uma distribuição mais justa. Os principais problemas de infraestrutura eram: a carência de materiais construtivos, a falta de fundos, a escassez de moradias e o colapso das economias municipais.


(Cartaz de A. N. Samokhvalov 1924)

2 – Arquitetura

Os projetos assumiam a perspectiva de uma nova sociedade socialista em evolução, com inspiração derivada do fervor revolucionário das massas trabalhadoras. Algumas propostas somente seriam realizadas 50 anos depois de concebidas. Prevalecia a urgência de coletivização, unidas à demandas marxistas de reordenação de todo modo de vida, e estabelecendo uma nova ordem social, cuja busca estética era entusiasmada por uma nova expressão artística. Nos projetos, os arquitetos desejavam desenvolver o "maior" para fazer frente a uma nova sociedade, a um novo jogo de lingüístico na expressão artística. A nova imagem sintetizava formas e significados ideológicos específicos da nova linguagem.
A tarefa artística prioritária era trabalhar uma forma condensada que expressasse as mudanças sociais com a criação de novas metáforas e símbolos que fossem compreendidos por todos. Seu impacto acabou por determinar a forma da arquitetura soviética nos anos seguintes. A arquitetura se fez um importante elemento comunicativa, uma forma de arte e agitação popula. Apesar de muitos projetos não terem saído do papel, incentivaram muito do que foi produzido pela arquitetura na época. Os objetivos mais específicos da arquitetura enauqnto veiculo de transformação da terra era a regulação das estruturas dos assentamentos humanos, a reconstrução de um estilo de vida e educação melhor para todos os individuos, num papel direto com a sociedade. Seu caráter heróico recorria a formas urbanas tradicionais da arquitetura. Foram feitas a nacionalização da terra, a expropriação dos grandes edifícios, uma planificação da economia, acarretando a aparição de nova atitude ligada ao uso dos edifícios.


Torre Terceira Internaciona - Russia (project)V. E. Tatlin.

Beat the Whites with the Red Wedge by El Lissitzky
(Fonte: http://rebeccareilering.wordpress.com/2009/02/19/the-russian-avant-garde/)

Valentina-Kulagina-1930
(Fonte: http://cafasorridente.wordpress.com/2010/01/18/tava-lembrando-de-um-trecho-dum-livro/)



Poster de uma exposição. Fotomontagem de Lissitzky
Fonte: http://tipografos.net/designers/lissitzky.html

REFERÊNCIAS

http://www.historiadaarte.com.br/impressionismo.html
http://www.territorios.org/teoria/H_C_construtivismo.html
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/liubov_popova.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário